O aplicativo de trânsito é uma “mão na roda” em várias situações do dia a dia. Embora os apps mais populares sejam os de GPS, há diversos recursos disponíveis para dispositivos Android e iOS. Existe uma infinidade de soluções disponíveis para motoristas de caminhão — ao alcance de um clique. Os benefícios podem ser sentidos no bolso, no adiantamento de prazos e em planejamentos de trajetos mais seguros e eficientes. Eles descomplicam o dia a dia dos condutores, que podem usá-los tanto para calcular distâncias e definir rotas quanto para economizar na hora de abastecer. A maioria dos aplicativos apresentam duas versões: a grátis e a paga. Sendo que a modalidade grátis pode ser suficiente para suprir suas necessidades. Pensando nisso, reunimos melhores apps de trânsito para caminhoneiros. Confira nossa lista.
1. Waze
Entre os recursos de navegação, o Waze ganha destaque por ser integrado a uma comunidade de usuários, simplificando o trânsito nas estradas e rodovias. Com essa ferramenta, é fácil calcular o melhor roteiro para sua viagem. Isso graças ao compartilhamento das condições do trânsito em tempo real, como alertas de acidentes ou engarrafamentos, acessos interditados, compartilhamento de dados sobre postos de combustíveis mais econômicos, entre outras funcionalidades. Como todos os recursos presentes nele permitem formar um grupo virtual, trata-se de uma ótima solução para caminhoneiros compartilharem e receberem referências valiosas para garantir viagens mais econômicas e seguras. Android e iOS.
2. Google Maps
Com o Google Maps também é possível acompanhar o trânsito em tempo real e horários de pico, assim como acidentes próximos e vias fechadas. Além disso, também há informações sobre restaurantes na estrada, tendo acesso ao cardápio, avaliações de clientes, preços e fotos da fachada e do ambiente interno. Esse aplicativo de trânsito permite o uso de mapas offline, ou seja, você pode salvar os mapas no seu celular para navegar sem consumir o pacote de dados, poupando sua franquia de internet móvel. Por fim, o app tem uma extensão imbatível com mais de 220 países, além de dados detalhados sobre milhões de localidades: pontos turísticos, hotéis, pousadas comércios, empresas etc. E o melhor de tudo: é inteiramente gratuito. Android e iOS.
3. Moovit
O Moovit é uma ferramenta de mobilidade urbana que calcula rotas dos serviços de transporte público, como metrô, ônibus, trens e até barcas. No Brasil, ele funciona nas maiores metrópoles do país. Aí você se pergunta: por que tenho de usar esse aplicativo? A resposta é simples: pode ser que você tenha que resolver pendências em vias nas quais o seu caminhão estará proibido de transitar. Ele ainda informa a movimentação dos veículos das cidades em tempo real, sugere rotas feitas a pé, apresenta as estações mais próximas e compartilha trajetos com outros usuários. Android e iOS.
4. Carrorama
O Carrorama é um app robusto e bastante completo quando o assunto é compilação de dados. Com ele, caminhoneiros e gestores têm acesso uma variedade de informações sobre seus veículos, permitindo saber quanto está gastando com cada um. Isso sem falar no sistema de notificação, que comunica os usuários quando alguma providência precisa ser tomada. Outro destaque é a possibilidade de registrar os gastos relacionados com os caminhões, como tributos devidos, mensalidades do seguro, despesas com abastecimento, gastos com manutenção e eventuais multas. Além disso, esse aplicativo foi construído para conceder registros sobre reparos na máquina. Para isso, ele apresenta uma lista com diversos elementos relevantes, como alinhamento e balanceamento, troca de óleo e pneus, substituição do conjunto de frenagem, entre outros. É possível configurar também alertas para inspecionar todos esses detalhes — basta programá-lo e deixar o resto por conta do Carrorama. Android e iOS.
5. Carteira Digital de Trânsito
A Carteira Digital de Trânsito substituiu a CNH Digital e agora é acessada por meio de uma aplicação móvel. Para obtê-la, basta ter a CNH impressa com QR Code no verso. Além da habilitação, é possível gerar a versão online do documento do veículo, chamado de Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV). Elimine um pouco a presença de arquivos originais físicos na cabine do seu caminhão com essa digitalização. Android e iOS.
6. Accu Weather — previsão do tempo
Por causa da rotina corrida, raramente o motorista de caminhão consegue ver notícias de como estará o clima no dia seguinte, sendo necessário contar com um aplicativo que informe sobre essa condição. Nesse caso, o AccuWeather é uma ótima sugestão, pois vai além de mostrar se vai chover ou não. Veja outros dados que ele pode informar: nebulosidade; umidade do ar; probabilidade precipitação na região; temperatura estimada; sensação térmica; qualidade do ar; ponto de orvalho; vento. Esses informes são muito úteis para o transporte cargas, visto que o planejamento dos trajetos deve estar de acordo com as condições climáticas. Se houver previsão de chuva torrencial com granizo, por exemplo, é possível aguardar algumas horas para não danificar o veículo e as mercadorias. Android e iOS.
7. TruckPad
Um dos maiores destaques da tecnologia para o caminhoneiro é a otimização e o planejamento de viagens, tanto para a conexão entre quem procura fretes e quem os oferece quanto para o aproveitamento do tempo. Nesse sentido, o Truckpad é pioneiro, pois pode ser usado por: empresas: para localizar, contratar e gerenciar condutores autônomos; motoristas: ter acesso a ofertas de cargas espalhadas pelo país e contar com funcionalidades para o dia a dia, como compartilhamento de atualizações e fornecimento de informações estratégicas. O app permite uma negociação direta entre as partes, o que é muito vantajoso. Para o condutor, a vantagem de unir trajetos de ida e retorno com carga e a melhor forma de obter rendimento. As buscas mostram a distância total (em quilômetros) dos percursos e o preço dos fretes, para que se escolha o roteiro ideal.
Android
Então, o que achou da nossa lista de aplicativos de trânsito para auxiliar na sua rotina nas estradas? Analise quais atendem melhor as suas demandas e os instale no seu celular para ter acesso a diversas funcionalidades úteis para o seu trabalho. Ah! Não se esqueça de instalar um suporte no painel do caminhão para garantir comodidade e segurança na hora de gerenciar os apps. Se possível, configure seu aparelho para responder aos comandos de voz. Cuidado! Não se deve usar o aparelho de celular enquanto dirige.

Anuncie Aqui

ACOMPANHE NOSSAS STORIES